quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que as pessoas enxergam ?


      

       Olá visitantes! Nesta semana li um texto chamado '' O Mito da Caverna '', escrito por Platão e recontado pelo escritor português Jostein Gaarder. Achei interessante e resolvi trazer para vocês um assunto bem legal, sobre o que as pessoas enxergam... Sombras Ou colorido?
       As pessoas hoje têm uma visão muito limitada da vida. Acabam vendo o óbvio das coisas, e não o colorido da realidade, não aproveitando o que há de bom na vida e esquecendo os problemas que assolam o mundo.
       Muitos acordam de manhã, com um enorme mau humor e deixam de aproveitar o som dos pássaros ou então um belo dia de sol. Outros passam horas e horas na internet para esquecer problemas do dia-a-dia. Algumas vezes estamos tristes sem razão. Nessas horas o que vemos? Certamente vemos sombras, olhamos para o redor e vemos as formas das coisas sem a alegria contagiante do que elas verdadeiramente têm. Muitas vezes o que vemos é um teatro de sombras. Há pessoas que já estão habituadas com isso que já não querem saber o que há por trás de um simples desenho, de uma simples palavra, e acabam sempre não ultrapassando o muro das sombras. Mas o que tem depois do muro? Provavelmente não se sabe. Sabe-se apenas que quando ultrapassamos o muro das sombras, conhecemos o colorido das coisas, a precisão dos contornos das figuras podendo saber o que elas realmente significam. Quando nos libertamos dessa prisão enxergamos tudo diferente. Tudo tem mais brilho e o que fazemos é mais alegre e prazeroso. Esse é o colorido da vida. Quando ajudamos um semelhante, quando saímos um pouco da internet e pensamos como resolver ou minimizar os problemas da sociedade, quando conseguimos imaginar como as crianças, ver antes um chapéu e agora um elefante sendo devorado por uma serpente como no '' O Pequeno Príncipe ''. Isso é ver o colorido das coisas. Aproveitar um belo dia de sol, apreciar o canto dos pássaros, preservar e desfrutar do que a natureza nos oferece. Isso é ver o colorido. Mas como passar o muro das sombras se estamos acostumados com isso? '' Ser ou não ser eis a questão''... Um momento de pensar como o Príncipe Hamlet! Nós podemos escolher sim o que enxergar sombras ou colorido, mas isso depende de como imaginamos as coisas e de nossa vontade própria em ver o óbvio do que existe nelas ou o colorido da realidade.
       E você visitante, o que vê? Sombras ou Colorido? Invente, imagine, pois há muitas coisas belas para se conhecer, e só assim, ajudando ao próximo, agindo com alegria e vendo as coisas por um lado bom, que conseguiremos enxergar o colorido da vida.

2 comentários:

  1. Parabééms Paivart, amei seu texto, vc conseguiu transmitir bem o que precisa a humanidade, que é passar a enxergar as coisas de outra maneira, afinal tudo na vida tem 3 lados ! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe! fico feliz em ver como você absorveu bem td que aprendeu nas aulas de Literatura!!vejo que fez um texto citando e relacionando 3 obras que vc leu este ano como atividade escolar: O pequeno príncipe, O mito da Caverna e Hamlet!!!!Me orgulho de alunos como voc~e!!bjos

    ResponderExcluir