terça-feira, 24 de novembro de 2009

A música e o comportamento das pessoas


       A música é uma das maiores paixões do ser humano e algumas vezes está ligada extremamente na vida das pessoas, podendo ou não influenciar no comportamento dos indivíduos.
       O portar-se dos homens está relacionado à diversos fatores e a música pode ser um deles, contribuindo positivamente ou negativamente. A música pode influenciar de diversas formas. Muitas vezes está traz tristeza, alegria, melancolia. Em algumas situações nos acalma, muitas vezes nos deixam pensativos e em outras fazem nós ficarmos elétricos, e deixa-nos agressivos.


Mas, as pessoas são aquilo que ouvem ?

       É muito relativo. Há estilos musicais que possuem seguidores específicos, porém não se podem julgá-los pois cada caso é um caso. As pessoas podem ouvir diversos tipos de músicas sendo influenciada por mais de um estilo. Existem outros que podem escutar sons que falem de assuntos censurados, letras com palavreado pesado e informal, mas que não se deixam levar pela música. Nem sempre como muitos pensam os mais elétricos são aqueles que ouvem rock, e os mais calmos aqueles que ouvem MPB. Pessoas que escutam determinado tipo de música têm a tendência de fazer aquilo que diz a letra, porém fazer ou não vai depender da índole do indivíduo.

'' A questão da influência é algo relativo, tem pessoas que são influenciáveis, e isso vai de amigos até o horóscopo que tem no jornal, outras não têm noção das coisas, sabem diferenciar. Se uma pessoa se deixa influenciar por uma música é porque tem mente fraca. '' - Paula Casaes (Estudante de Ensino Médio)

'' O rock por exemplo é uma música que me faz lembrar do passado, refletir os erros e não fazê-los mais. Fico pensativo e tranquilo quando o escuto. '' - João Henrique (Estudante do Ensino Fundamental 2)


O que realmente influencia no comportamento das pessoas ?

       A música pode influenciar no portar-se, dependendo do estilo musical e da índole da pessoa. Porém o que influencia realmente no comportamento dos indivíduos são as amizades, a educação recebida, tanto na escola quanto em casa, e principalmente o que a cerca, como por exemplo, a violência, a pobreza, a riqueza e a forma de conviver com isso.


Postagem montada com ajuda de entrevistas.


Agradecimentos à: Andrelino Moura, Daniel Alves, Eilan Mercês, Eliel Filho, Idimaíres, João Henrique, Larissa Kapfer, Larissa Ribeiro, Paula Casaes, Professora Aline.

3 comentários:

  1. Muito bom. É sempre bom saber que há jovens que gostam de escrever, pois para que isso seja fatídico é preciso que ele goste de ler. Este fato anima todos os professores que acreditam na profissão que seguem.

    A música pode influenciar, pois inúmeras escritas e atitudes foram tomadas, no decorrer do tempo, baseadas em músicas (sejam elas boas ou não). Nick Mason assassinou a sua família, pois acreditava que a música "Helter Skelter" do Beatles o pedia pra fazer isso. Mas muita gente ajudou o mundo com músicas do tipo "Imagine" e "We are the world".

    ResponderExcluir
  2. hm, lembro um pouco desse 3º paragrafo ai ;D

    ResponderExcluir
  3. hehe' ow...né....vs tbm ajudou a montar :D

    ResponderExcluir