quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dinheiro não se come




       O meio ambiente é tudo que está ao redor dos indivíduos e onde os mesmos vivem. Porém, nas últimas décadas, o homem vem realizando queimadas e derrubadas de florestas, poluindo o ar, rios e oceanos, prejudicando a natureza para alimentar uma sociedade capitalista.
       Recentemente, o meio natural tem sido tema de várias discussões no mundo, principalmente pelas várias mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta, fazendo com que processos naturais se intensifiquem gerando vários problemas para as populações. Tudo isso se deve à atos negativos das pessoas e a poluição industrial que prejudica a sobrevivência de muitas espécies para alcançar o desenvolvimento e lucro. Os combustíveis fósseis como a gasolina e a destruição de grandes áreas verdes são fatores importantes para a ocorrência de alterações negativas na Terra.
       Assim, o ciclo de obtenção de dinheiro, o consumismo e o desrespeito fazem com que os efeitos como os tufões, furações, maremotos, terremotos e tantos outros ocorram com mais frequência, destruindo várias localidades. Além disso, o aumento do efeito estufa e do buraco de ozônio vem gerando doenças de pele, elevação da temperatura e em um curto prazo acarretará na destruição das geleiras e em grandes inundações. Todos esses pontos contribuem para o aquecimento global, processo que está acabando com a vida do planeta.
       Em decorrência das questões relacionadas ao meio ambiente, algumas providências e manifestações já ocorreram. Protocolos como o de Montreal, de Kyoto e tantos outros, visam à diminuição de gases poluentes, porém os mesmos sofrem resistência para ser cumpridos pelas nações desenvolvidas como os Estados Unidos. A introdução do desenvolvimento sustentável é a grande alternativa para diminuir os efeitos das mudanças de tempo no mundo. Este modelo buscar conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza. Outro elemento importante é a reciclagem do lixo e  medidas de consciência em relação ao uso da água, etc.
    Consequentemente, os governos deveriam investir em programas ambientais e na fiscalização das leis e com ajuda de todos os cidadãos protegerem o meio ambiente e usar o desenvolvimento sustentável para que haja recursos naturais para a sobrevivência das gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário